CONCELHO

Museu municipal


Inaugurado no dia 7 de outubro de 2001, o Museu das Técnicas Rurais – Museu Municipal de Oliveira de Frades, tem-se revelado uma estrutura de inegável interesse para o concelho e para a região.

As suas coleções são constituídas fundamentalmente por objetos etnográficos, ligados ao mundo rural, tal como a designação do museu indica, e por objetos arqueológicos provenientes de monumentos espalhados pelo território concelhio.

Os objetos expostos, referências históricas do Município, estão distribuídos por diferentes espaços temáticos. Sendo que o percurso expositivo inicia com a caracterização geográfica, geológica e botânica da sub-região de Lafões, com características semelhantes aos concelhos que a constituem (Oliveira de Frades, Vouzela e São Pedro do Sul). Segue-se depois o “Espaço Arqueológico”, onde estão expostos vestígios materiais da passagem do Homem ao longo dos tempos pelo território concelhio. Neste espaço podem ver-se objetos do Neolítico (espólio encontrado nas escavações do Dólmen de Antelas), da época castreja (mós e fragmentos de cerâmica encontrados em vários castros) e da época romana. Desta época, destacam-se as moedas, os fragmentos de cerâmica e os marcos miliários, que pelas suas dimensões “marcam” o percurso neste espaço. Da passagem do Espaço Arqueológico para a sala seguinte é abordado abreviadamente o tema “O profano e o sagrado coabitam no quotidiano do agricultor”, onde pode ser observada uma estela funerária medieval, entre outros objetos.

O espaço que se segue é o “Espaço Rural”, no qual estão expostas as alfaias e os objetos agrícolas mais representativos dum quotidiano passado das gentes destas terras, que era marcado pelo ciclo do pão, do vinho e do azeite. Os objetos aqui expostos (o arado, a charrua, o carro de bois, a enxada, o mangual, a gadanha, a foice, a dorna, as mós do moinho, a pia do azeite, a pá do forno, …), ainda que conhecidos e utilizados atualmente, tendem a ser “esquecidos e a perderem-se”, pela crescente utilização de alfaias mecanizadas (como os tratores e as ceifeiras) que poupam tempo e suor ao agricultor e pela mudança dos hábitos e costumes das populações.

Numa área de passagem para o segundo piso, pode ser observado um painel de fotografias que representam as diferentes vias de comunicação que atravessam o concelho: a via romana, o caminho de Santiago, a Estrada Real, o caminho de ferro (linha do Vale de Vouga) e o itinerário principal.

Passa-se por “Uma viagem ao tempo dos moinhos de água”, funcionando o rodízio, o arreeiro e os aguilhões como memória dos moinhos que hoje estão desativados e abandonados.

No espaço “Um Município em construção” estão expostos objetos relacionados com a história do Município, como é o caso do exemplar do Diário do Governo onde fui publicado o Decreto de D. Maria II que restaurou definitivamente o concelho (7 de outubro de 1837), ou do primeiro livro de Atas da Câmara Municipal. Ainda neste setor, pode ser visto o núcleo da “Aferição de Pesos e Medidas”, constituído pelos utensílios de aferição da Câmara Municipal.

De seguida avança-se para a área das “Artes e Ofícios”, onde encontramos a madeira e o carpinteiro, o ferro e o ferreiro, a pedra e o pedreiro e o linho e a tecedeira. O percurso museológico neste local tem como objetivo dar uma ideia de continuidade das memórias de uma oficina que encerrou e cujos instrumentos e ferramentas ficaram arrumadas, “paradas ou adormecidas”, ainda que incorporadas em moldes diferentes, num espaço museológico. Desta forma, o visitante pode ver ferramentas que estão associadas a cada um desses artífices: carpinteiro (plainas, serras, enxós, grelopas, …), o ferreiro (a safra com bigorna, as tenazes, o fole, …), o pedreiro (os picos, os guilhos, a zorra, a picola, …) e a tecedeira (o sarilho, o tear, a lançadeira, …).

O Museu goza de uma situação geográfica privilegiada, oferecendo condições favoráveis para a atração turística e para ser ponto de partida para a descoberta do concelho de Oliveira de Frades.

O Horário e os Contactos do Museu Municipal de Oliveira de Frades podem ser consultados aqui.

 

Biblioteca Municipal


Ao aderir à Rede de Leitura Pública Nacional com a construção desta Biblioteca, o Município de Oliveira de Frades contribuiu de forma decisiva para o incremento e divulgação da cultura neste Concelho.

Esta grande iniciativa, que teve a colaboração e participação do então IBL – Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, atual IPBL – Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, veio, sem dúvida alguma, colmatar uma lacuna que persistiu até aos nossos dias.

Sabendo todos nós que para se atingirem elevados níveis de desenvolvimento socioeconómico e cultural é necessário investir na educação, na informação, na investigação e na cultura, torna-se imprescindível criar as infraestruturas e condições necessárias que o permitam. Por este motivo, é extremamente importante que os autarcas, bem como todos aqueles que intervêm direta ou indiretamente na vida pública do país, estejam preparados e sensibilizados, pois só assim poderão prestar o seu contributo de forma positiva.

A Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades tem como objetivos fundamentais disponibilizar, através dos fundos bibliográ-ficos e audiovisuais, toda a informação possível à comunidade do Concelho. Fomentar atividades de carater lúdico e cultural de forma a permitir a participação da população na vida ativa da Biblioteca, promovendo o hábito e o prazer da leitura e da reflexão.

Neste contexto, é importante manter o acervo documental atualizado, aderir às novas tecnologias de informação, dinamizar atividades que promovam hábitos de leitura e colaborar com as Escolas e outras Instituições de caráter educativo e sociocultural, para que o combate à ignorância e ao iletrismo possam ser mais eficazes. Para isso, a Biblioteca dispõe de vários equipamentos e serviços em que todos poderão encontrar um apoio muito importante para as suas atividades individuais ou de grupo, qualquer que seja a sua esfera de ação.

O Horário e os Contactos da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades podem ser consultados aqui.

Alguns dados a registar:
- 1 Bibliomóvel
- 1 Sala de leitura para adultos
- 1 Zona de leitura de periódicos
- 1 Sala de leitura infanto/juvenil
- 1 Sala do Conto
- 1 Salinha de Expressões
- 1 Sala de Audiovisuais
- 1 Depósito (com livros antigos)
- 1 Sala Polivalente
- 1 Átrio para exposições temporárias
- 3 Postos de acesso gratuitos à Internet
- 15 000 livros
- 75 periódicos (títulos)
- 1 500 vídeos
- 600 Cd’s
- 200 Dvd’s
- 2 800 utentes inscritos
- 8 000 frequentadores/ano (sem contabilizar visitas de escolas ou grupos organizados).

 

Cineteatro


O Cineteatro Dr. Morgado é uma obra arquitectónica construída no início da década de 80, do século XX. Da autoria dos Arquitetos Carlos Duarte e José Lamas, integrou um plano de desenvolvimento do centro da vila de Oliveira de Frades. Equipamento com uma utilização quase diária, é um espaço muito importante no panorama cultural e associativo da vila e do concelho.

Os Contactos do Cineteatro Dr. Morgado podem ser consultados aqui.

Contactos

Morada

Largo Dr. Joaquim de Almeida
3680-111 Oliveira de Frades

Contacto Telefónico

+351 800 960 123

+351 232 760 300