CONCELHO

As Serras do Caramulo, das Talhadas, do Ladário, da Gralheira, os rios Vouga, Alfusqueiro e Teixeira definem os contornos físicos do concelho de Oliveira de Frades. A altitude confere-lhe o toque de clima de interior. O Vale do Vouga adoça essa agressividade climática e fá-lo aproximar de um clima temperado atlântico, agradável quase todo o ano.

O Rio Vouga, que nasce da Serra da Lapa é o principal curso de água que percorre o Concelho, atravessando o território de várias freguesias: União das Freguesias de Oliveira de Frades, Souto de Lafões e Sejães, S. João da Serra, Arcozelo das Maias e Ribeiradio.

No alto das serras encontram-se vários miradouros e no fundo dos vales, escondem-se aldeias serranas, de casario escuro e ruas estreitas e o clima agreste e a rusticidade sublime do granito moldam a paisagem. Encontram-se ainda traços característicos relativos às atividades do sector primário, como a agricultura, a pecuária e a silvicultura, que constituíram a base da subsistência das gentes do concelho e são, ainda, testemunho dessa vivência e economia rural, os espigueiros e os moinhos existentes.

COLOCAR IMAGEM?

Contactos

Morada

Largo Dr. Joaquim de Almeida
3680-111 Oliveira de Frades

Contacto Telefónico

+351 800 960 123

+351 232 760 300