07-07-2023

Oliveira de Frades participou no Encontro da Iniciativa Nacional das Cidades Circulares

Decorreu, nos passados dias 28 e 29 de junho, a reunião final da Iniciativa Nacional das Cidades Circulares, realizada em Guimarães. Organizada pela autarquia local, pelo Laboratório da Paisagem e pela Direção Geral do Território, nesta reunião foram divulgados os resultados das Redes Cidades Circulares.

No evento, que contou com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, da Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, dos responsáveis autárquicos e dos técnicos dos municípios participantes, foi sublinhada a importância de uma metodologia de trabalho com vista à capacitação para o trabalho em rede, colaboração, cocriação e aprendizagem conjunta, de forma a enfrentar o desafio da economia circular e outros desafios complexos.

Foi referido a grande maturidade que os planos de ação elaborados apresentam, no âmbito de candidaturas a quadros comunitários, por terem sido desenvolvidos de forma participada e com envolvimento local.

Procedeu-se, ainda, à entrega dos Óscares InC2, que serviu para homenagear os municípios em vários temas. O Município de Oliveira de Frades congratula-se com a entrega do prémio de melhor local de reunião de projeto.

De relembrar que o Município de Oliveira de Frades fez parte de duas das quatro redes criadas no âmbito desta iniciativa.

A R2CS – Rede Circular para a Construção Sustentável, orientada para o tema “Urbanismo e Construção”, foi liderada pela Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM, e pelos municípios de Mangualde, Mértola, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava e Valongo. Teve como principais áreas de atuação a reabilitação e regeneração urbana, com o objetivo de conter a expansão dos centros urbanos e fomentar centros de proximidade, que valorizam as distâncias curtas e os modos suaves de deslocação, promovendo a descarbonização da mobilidade e, ao mesmo tempo, estimulando uma nova economia baseada nos circuitos curtos de produção e consumo e na economia circular.

A CApt2 – Circularidade da Água, por todos e para todos, insere-se no tema “Ciclo Urbano da Água”, tendo como líder o Laboratório da Paisagem de Guimarães, contando também com a participação dos municípios de Águeda, Lagoa (Açores), Loulé, Mértola, Oeiras e Ponte de Sor. Teve como objetivo desenvolver um modelo de governança local participativo que integra os diferentes agentes responsáveis pela gestão da água e inclui o cidadão como indutor de transformação para um modelo circular e participativo.