11-11-2022

Covelo de Arca classificada como Aldeia de Portugal

A aldeia de Covelo de Arca, na União das Freguesias de Arca e Varzielas, foi, oficialmente, classificada como “Aldeia de Portugal” pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia, tendo-lhe sido conferidos os fatores de diferenciação: História, Arte e Espiritualidade.

Esta classificação surge no âmbito de uma candidatura desenvolvida pelo Município de Oliveira de Frades, ADDLAP - Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, ATA - Associação de Turismo de Aldeia, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Arca e Varzielas com a colaboração da comunidade local.

A presente classificação é válida por 4 anos e significa que a aldeia cumpre, na sua maioria, os requisitos estipulados no regulamento geral definido pelo Caderno de Normas das Aldeias de Portugal, que podem ser “interesse natural/cultural”, “características do edificado e seu estado de conservação”, “habitantes e vivência social”, “ofertas turísticas”, entre outros.

A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com relevante atividade no setor primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente. Este novo conceito diferencia-se por proporcionar aos seus visitantes a experiência da ruralidade.

O Município congratula-se com este título que promove o turismo na aldeia de Covelo de Arca, valorizando a comunidade, os seus usos e costumes, bem como potencia o desenvolvimento económico e turístico de todo o concelho.

Parabéns Covelo de Arca!