12-02-2024

Ninhos de vespa velutina com aumento em 2023

No ano passado, a maioria das freguesias do concelho de Oliveira de Frades verificou um aumento significativo de ninhos de vespa velutina, com o registo de 370 ninhos eliminados, comparativamente ao ano de 2022, quando foram eliminados 213 ninhos.

O Município continuará empenhado no controlo desta praga, através da colocação de armadilhas seletivas para a captura de vespas fundadoras após o período de hibernação e, também, na eliminação dos ninhos detetados.

A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie invasora e predadora de abelhas e outros insetos, provocando graves danos nas atividades apícola e agrícola, assim como para a biodiversidade e ecossistemas e, ainda, para a segurança dos cidadãos.

Caso aviste algum ninho de vespa velutina, evite aproximar-se ou eliminá-lo, devendo contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil (232 760 300) que procederá à sua eliminação nas devidas condições de segurança.