19-01-2023

Exposição de pintura “Divagação” | Museu Municipal

Encontra-se patente no Museu Municipal a Exposição Temporária de Pintura “Divagação” da autoria de José Paulo Monteiro Loureiro até 28 de fevereiro.

José Paulo Monteiro Loureiro nasceu no Huambo, Angola, a 2 de julho de 1960 e veio para Portugal em 1975, radicando-se com a família em Viseu. Frequentou o Liceu Nacional Norton de Matos, Liceu Nacional Alves Martins e Licenciou-se em Engenharia Civil na cidade do Porto. Nos tempos livres e enquanto estudante, trabalhou na oficina de carpintaria do pai. A vida profissional levou-o a técnico de uma Autarquia onde desempenha várias funções. Mais tarde licenciou-se em Arquitetura também na cidade do Porto.

O interesse pela pintura cresceu com ele, embora a necessidade de se exprimir através dela seja recente. A sua obra pode ser dividida em três fases distintas. A primeira, muito geométrica, muito compartimentada dentro de fronteiras perfeitamente definidas; uma segunda em que as fronteiras desapareceram, mas onde ainda são visíveis apontamentos geométricos; a terceira, desconstruída, abstrata e mais evoluída, produz no observador sentimentos díspares e antagónicos de libertação. O autor assume-a como a mais genuína e a que mais se adequa à sua maneira de ser, admitindo, contudo, que as fases anteriores foram o trampolim que lhe permitiu descobrir, não só, uma nova técnica de execução como um novo caminho. Apesar das diferenças, a alegria e a harmonia cromática, os pontos fortes da sua pintura, são transversais a toda a obra.

As suas referências recaem nas obras de Amadeu de Sousa Cardoso, Wassily Kandinsky, Manet, Monet, Lautrec, Cézanne, Gauguin, Pissarro, Picasso, Chagal, Matisse, e Jackson Pollock, dos quais é confesso admirador.

Expôs pela primeira vez no Museu Municipal de Oliveira de Frades. Tem obras vendidas tanto em Portugal como no estrangeiro. Algumas das obras expostas pertencem a colecionadores particulares.