06-10-2021

R2CS - Rede Circular para a Construção Sustentável | Reunião interurbana de lançamento


Realizou-se no passado dia 17 de setembro, em formato digital, a reunião interurbana de lançamento da R2CS - Rede Circular para a Construção Sustentável que nasceu de uma candidatura aprovada no âmbito da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) da Direção Geral do Território na área temática do Urbanismo e Construção.

Esta reunião teve como objetivos a apresentação de cada parceiro e do Perito de Rede, da metodologia do projeto, de breves notas sobre o inquérito aos parceiros e do calendário das visitas aos parceiros de rede. Serviu, ainda, para a apresentação de boas práticas a ter na criação dos Grupos de Planeamento de Ação Local (GPAL).

A Rede é composta pelos Municípios de Mangualde, Mértola, Oliveira de Frades, Ponta Delgada, Ponte de Sor, Ribeira Brava, Valongo, e Vila Nova de Gaia, por via do GAIURB.

A Rede R2CS assenta no apoio e capacitação dos Municípios e das suas comunidades na transição para a economia circular. A parceria pretende partilhar experiências e boas práticas que concorram para o apoio ao desenvolvimento urbano e sustentabilidade ambiental na área temática do urbanismo e construção, suportada pela implementação de um Plano Local de Ação Integrado que potenciará a transição para uma economia de baixo carbono.


Partilhe: