06-12-2024
No seguimento da apresentação do Manual de Identidade Alimentar de Viseu Dão Lafões, no início deste ano, foi elaborado um plano estratégico para a salvaguarda da Identidade Alimentar no território numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido foi desenvolvido um projeto que visa dar um contributo técnico sobre a produção agrícola e do sistema alimentar do nosso território, através da CIM Dão Lafões, com a colaboração do Município. Foi assim escolhida uma entidade piloto, a Associação de Trabalhadores do Município, que participou em diversas atividades gastronómicas. De realçar, no dia 11 de novembro, o magusto onde se degustaram as “nossas” castanhas e, no dia 2 de dezembro, um almoço onde se deu primazia ao consumo de produtos locais, como os vegetais, o feijão e as laranjas de Sejães.
Pretende-se, desta forma, divulgar o que de bom produzimos no nosso concelho, consciencializar para a oportunidade de escolher uma alimentação que pode promover o desenvolvimento do território e aumentar a produção de produtos identitários, tendo em vista uma estratégia de desenvolvimento sustentável, coesão social e saúde pública.