03-10-2024
No passado dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, a CPCJ associou-se ao movimento pela paz das Nações Unidas para a Infância - Unicef e do Centro Regional de Informação da ONU para a Europa Ocidental - Unric.
Nesse sentido, num gesto simbólico, foi pendurado um pano branco na janela das atuais instalações da CPCJ, evocando à importância da cultura da paz.
O objetivo é relembrar que a paz “não é apenas um conceito distante, mas uma necessidade urgente que toca a vida de milhões de pessoas em todo o mundo”.
Impacto da guerra e conflito no mundo
De acordo com a ONU, o mundo vive o maior número de conflitos violentos desde a Segunda Guerra Mundial com um quarto da população mundial a viver em zonas afetadas por conflitos ou por guerras.
Mais de 117 milhões de pessoas em todo o mundo estão deslocadas devido a conflitos, perseguições e outras formas de violência. Estima-se que, em 2024, 300 milhões de pessoas necessitarão de ajuda humanitária.
Segundo o Unicef, as crianças são as mais afetadas, sendo que, atualmente, uma em cada cinco vive em contexto de guerra ou está deslocada devido ao conflito em todo o mundo.