Rota do Megalitismo deu mais um passo importante

O projeto Rota do Megalitismo deu mais um passo importante na valorização turística e cultural da região Viseu Dão Lafões, no passado dia 9 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira de Frades.

Este encontro reuniu técnicos, investigadores, autarcas e vários agentes locais, revelando os resultados do Estudo de Perceção da Rota MEG, que confirma o crescente interesse dos visitantes por este legado milenar. Foram apresentadas novas iniciativas que reforçam este projeto que continua a revelar e a aproximar um património único no país.

As intervenções do Presidente da Câmara Municipal, João Valério; do Técnico do Município, Filipe Soares; do Vice-Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Marco Almeida; do Secretário Executivo da CIMVDL, Nuno Martinho; do Arqueólogo Pedro Sobral de Carvalho; do Professor Universitário, António Faustino Carvalho e da representante da OPPIUM, Anna Gunjic sublinharam a importância de consolidar este património como recurso cultural, turístico e identitário, capaz de mobilizar pessoas, criar oportunidades e fortalecer o sentimento de pertença no território.

Com uma das maiores concentrações de monumentos megalíticos de Portugal, a região avança no processo de classificação nacional do seu conjunto de monumentos e integra já a rede internacional Megalithic Routes, reconhecida pelo Conselho da Europa.

Este momento ficou ainda marcado pela inauguração da Exposição Itinerante MEG, que irá percorrer, em 2026, os 15 municípios envolvidos.

A exposição MEG pode ser visitada em Oliveira de Frades, no Centro Interpretativo da Linha do Vale do Vouga (antiga estação ferroviária) até ao dia 4 de janeiro de 2026. A visita deve ser solicitada no Museu Municipal, no seguinte horário:

- 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30;

- fins de semana, das 14h00 às 17h30;

- encerrado nos dia 24, 25 e 31 de dezembro 2025 e 1 de janeiro 2026.

 

26.12.2025