29-11-2021

“Os Super Saudáveis” | Programa de Educação Alimentar a decorrer nas escolas do 1º ciclo do concelho


"Os Super Saudáveis", programa de Educação Alimentar, teve início no dia 26 de novembro no Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, sendo que nesse dia as crianças, ao almoço, tiveram o feijão a acompanhar o menu e ao lanche, entre outros alimentos, o pão.

Destinada às crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, esta iniciativa tem como objetivo promover hábitos de vida saudáveis, através de uma alimentação equilibrada, sendo o eixo de intervenção, educação para a saúde.

Neste programa, cada criança recebe um kit, composto por uma caderneta e cinco cartas de alimentos conhecidos pelos estudantes: água, azeite, batata, ovo e cenoura. As restantes dez cartas serão entregues durante o período que decorre esta iniciativa, sendo que cada criança irá colecionar quinze cartas que representam quinze alimentos saudáveis - "Os Super Saudáveis".

Este programa irá decorrer durante cinco semanas, sendo que um almoço e um lanche por semana são acompanhados por um alimento com um poder super saudável. Com a ingestão desses alimentos, na escola serão entregues as respetivas cartas.

Importa referir que as famílias, também, fazem parte deste projeto, mas, uma vez que os lanches são oferecidos, diariamente, pelo Município a todas as crianças, a sua participação vai ser a oferta do complemento do lanche no próximo dia 14 de janeiro.

Esta iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa contra o Cancro, em parceria com o Município de Oliveira de Frades e o Agrupamento de Escolas, bem como a Associação de Pais. De realçar, também, a colaboração da nutricionista Aline Maia, que deu formação aos professores do Agrupamento para, mais facilmente, conseguirem dinamizar este projeto com sucesso.

 

 


Partilhe: